O Valle Verzasca é um daqueles sítios que merece no mínimo dois dias do vosso tempo. Fica no cantão do Ticino, na zona da Suíça onde se fala italiano, e não podia ser mais diferente do resto do país. Tem o sol, a alegria e as pizzas de Itália com a organização, a limpeza e o ar puro suíço. Portanto, um sítio quase perfeito.
Qualquer visita ao vale começa inevitavelmente com Lavertezzo que tem a ponte mais bonita do país, a ponte dei salti. Uma pequena ponte pedonal de estilo medieval sobre as águas turquesa do rio Verzasca, feita de pedra e daquilo de que os sonhos são feitos.
No verão é preciso chegar muito cedo, ou seja antes da 8:00, quer para conseguir estacionamento quer para fotografar a ponte em todo o seu esplendor.
Para além da beleza da ponte o sítio é também popular para nadar e apanhar banhos de sol nas grandes pedras que ladeiam o rio. A água vem dos alpes por isso é fria como um gelado Moevenpick mas no meio das rochas existem pequenas poças de água onde dá para refrescar e para as crianças brincarem em segurança.
Outra atividade popular são as caminhadas. Existem duas particularmente recomendadas e ótimas para fazer com crianças incluindo as mais pequenas:
1) Corippo – Oviga di Fuori – Lavertezzo, que começa na famosa Ponte dei Salti.
Depois de estacionar, atravessar a ponte e virar à esquerda. Durante uma hora o percurso corre junto ao rio por entre florestas e aldeias de pedra. Incluindo a aldeia mais pequena da Suíça com apenas 13 habitantes, Corippo.
2) Sentiero Verzasca, está na lista do Turismo da Suíça das 32 melhores caminhadas para fazer no país. Lugar bem merecido, diga-se. Começa em Sonogno e acaba em Lavertezzo. São 13 Km por entre bosques e aldeias e tem uma componente muito interessante, as estações de atividades.
Se acharem que a caminhada é muito longa podem sempre começar ou parar em qualquer altura e apanhar o autocarro, que passa de hora a hora, de volta ao ponto de partida.
Outro sítio muito interessante no vale é Sonogno. Esta aldeia de pedra fica mesmo no fim do vale e, além da beleza da aldeia só por si, é um ótimo sítio para pernoitar quer para quem procura um pequeno hotel ou alojamento local ou, para quem, como nós, procura sítio para acampar com autocaravana. A aldeia tem um espaço para parquear e dormir, casa de banho e zona de despejos.
Mas o melhor de Sonogno é a cascata La Froda, à distância de uma pequena caminhada de 1,3 km, mais ou menos 15 ou 20 minutos da aldeia. A cascata tem 70 metros e está no seu máximo esplendor na primavera na altura do degelo.
Outra paragem quase obrigatória é a barragem de Contra ou Verzasca logo no início do vale e que é uma das barragens mais altas da Europa. A barragem tornou-se famosa por ter sido aí filmada a cena de abertura do filme James Bond Golden Eye, cena em que 007, faz um salto em base jump da barragem Ver salto.
Existe uma empresa na barragem a operar o mesmíssimo salto do filme. Por isso, se sempre sonharam estar ao serviço de sua majestade, esta é uma grande oportunidade de concretizar o sonho por 255CHF.
Se preferirem algo mais tranquilo existe um pequeno museu aberto ao público e as vistas da barragem são qualquer coisa de impressionante.
Como chegar ao Vale Verzasca
Morada: Valle Verzasca, 6633 Lavertezzo
Coordenadas GPS: 46.259202 8.8385753
Transporte público: Apanhar o comboio até Tenero e depois o autocarro da poste 321 até Lavertezzo.
Para mais fotografias e aventuras sigam-nos na nossa conta Mundo Magno